terça-feira, 6 de março de 2018


“Neve em Barcelona? Estava no programa?” – 2ª semana – 26/02 – 04/03


O inicio de uma nova semana trouxe o frio, a chuva e, contra todas as expectativas, a neve: uma cidade pintada de branco, “telemóveis ao alto” e um sorriso a cada canto com a queda dos primeiros flocos.
A semana fez-se de forma tranquila por parte de todos (generalidade).
As “raparigas de Vendas” sentem-se mais confortáveis depois de uma primeira semana de habituação ao espaço, à língua e ao facto de estarem de pé horas a fio. O corpo habituou-se e nesta segunda semana sentem-se melhor.
Os “rapazes de Multimédia e de Desporto” seguem a linha base do seu conhecimento e curso. A habituação e confortabilidade perante o espaço e língua por parte destes foi feita na primeira semana e agora tem sido tudo uma questão de “continuação de bom trabalho”.
Sábado foi dia de passeio para alguns e de descanso para outros. No Domingo, como proposta de visita, fomos fazer uma visita cultural ao Cosmo Caixa da parte da manhã, almoçámos pela cidade e à tarde fomos visitar o Museu Blau.
Arriscamo-nos mesmo a dizer que “já estamos entregues à cidade”. Já nada é completamente novo, a rotina faz-se de forma simples e repetitiva, entendemo-nos bem em qualquer sítio onde vamos, somos capazes de usufruir de tudo a que uma pessoa residente na cidade e arredores é capaz. Estamos “entregues à cidade”, conscientes de todos os perigos mas tranquilos e com capacidade de ficar por cá durante muito e muito tempo. Já somos parte da cidade e se por acaso arranjássemos emprego por cá “o choque” não seria de todo “um choque” porque já nos sentimos preparados para “andar por cá”. Alcançámos assim um dos pontos fortes da nossa mobilidade, a aceitação da experiência como um ponto de partida e a formação de todos nós no contexto de trabalho. Esta está a ser uma experiência brutal que dificilmente esqueceremos porque está a fazer-nos crescer a cada dia que passa para enfrentarmos o que vier pela frente depois de concluirmos o 12º ano. A experiência está a mudar mentalidades, a formar homens e mulheres e o projeto só poderá ficar orgulhoso do nosso percurso, aceitação e cumprimento dos objetivos propostos, tal como todos nós estamos completamente orgulhosos por aqui estar e extremamente agradecidos a quem tornou isto possível.
Vem daí a 3ª semana, não esperamos grandes diferenças mas aceitamos tudo o que por aí vier. Estamos confiantes que tudo irá correr bem.
Nesta semana vamos comunicar com a escola através de uma videochamada e concluir objetivos propostos pelo projeto.

"Os Pioneiros"
(Alunos ECB em Barcelona)

Sem comentários:

Enviar um comentário